segunda-feira, 16 de abril de 2018

Tudo á todos

Comenius, Jan Amos Komesky, foi um bispo protestante da igreja Morávia, pai da didática moderna o filósofo tcheco combateu o sistema medieval,defendeu o ensino de "tudo para todos" e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os  sentimentos da criança,segundo ele para uma adaptação bem feita, bebês  e crianças pequenas se sentem á vontade quando a creche acolhe as famílias e os objetos pessoais de todos. Levando os ensinamentos de Comenius para os nossos dias   inegavelmente  os vejo  em meus dias, em virtude de  minha escola as quartas-feiras ter o dia do brinquedo, esse momento  foi liberado para que os alunos  através dessa atitude   pudesse, demostrar  solidariedade, sociabilidade e cooperação. E ao participar desses momentos de interação com outras crianças possibilita a percepção do outro  estabelecendo relações sociais. Neste contexto é possível vivenciar e refletir sobre a diversidade, o respeito pelo outro e pelas diferenças, as regras do convívio social, percebendo o limite entre o eu e o outro e assim a construção de vínculos afetivos.

Referencias:
Fontes:

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Memórias e tecnologias na escola

Memória das Tecnologias na Escola


De acordo com minhas memórias, o que mais se destacou como sendo muito utilizado no dia a dia da Escola onde tive minha formação, foram materiais mais tradicionais: quadro de giz, lápis, cadernos, papeis e livros.

Estando em um contexto de educação tradicional e pela época em questão, acredito que eram os meios mais comuns de ensinar. O professor como detentor absoluto do conhecimento e os alunos como seres totalmente vazios e ávidos por se tornarem "completos" depois de todo conhecimento ter sido "depositado" em suas cabeças.

Atualmente, cada vez mais as crianças e adolescentes saem de ambientes em que essa tecnologia está presente desde o nascimento. Essas crianças tem muito mais facilidade para utilizar o que está à disposição em termos de tecnologia, são melhor informados e tem a possibilidade de usarem essas facilidades para tornarem-se mais críticos e terem mais conhecimentos gerais (nem sempre aproveitam essa oportunidade!!).

Os professores mais velhos, que não tiveram esse acesso desde cedo, já não tem toda essa facilidade e muitas vezes nem grande vontade de aprender, o que torna suas aulas mais cansativas e nem sempre atrativas.

Infelizmente nossas Escolas possuem ambientes e equipamentos de tecnologia antigos, quando funcionam, o que dificulta muito seu uso, a falta de tempo para o planejamento dessas aulas diferenciadas e de profissionais que possam dar suporte nessas salas de informática que por vezes até inviabilizam seu uso.

Seria necessária uma readequação de pessoal, de equipamentos e de ambientes, bem como uma menor carga de trabalho dos professores para que as novas tecnologias sejam real e efetivamente implantadas no dia a dia de sala de aula.

 

terça-feira, 3 de abril de 2018

Paciência é uma virtude

Democracia exige paciência e confiança no processo.A conquista de um espírito de coletividade e valores éticos é uma luta longa e difícil.É em certo sentido ,lutar contra a maré.Como é difícil fazer esse exercício,como é difícil se colocar no lugar do outro, parece que se vive num  mundo que a decisão final tem que ser sempre a minha.Penso que para entender a transformação das pessoas é um processo longo,cheio de idas e vindas,mesmo que as dificuldades não são apenas de todos nós.
Por isso é essencial a paciência.Serenidade com as nossas tentativas de superação do individualismo,do egoísmo,da intolerância.Calma  nos   encontros coletivos porque somente neles reside a esperança de nos transformar em seres melhores.E ele  nos educa,pois nos ensina a respeitar a opinião do outro,a trocar,a contribuir e a receber contribuição a  ser humilde diante das respostas recusada.