segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Consciência


Treze de maio é uma data muito significativa porque comemoramos a “Abolição da Escravatura”. Isso quer dizer que oficialmente, desde o dia 13 de maio de l888, ninguém mais pode ser escravo de ninguém. De presente ganhamos o dia 20 de novembro dia da consciência negra, para que  assim fizéssemos uma reflexão sobre esse acontecimento que veio pra mudar a situação e vida de um povo  escravo para livre. Poderia sim ser um dia  memorável pois padeceram o suficiente para que isso pudesse acontecer. Então usando eu de ousadia vou acrescentar uma sugestão. Mudar o dia  de consciência negra, para consciência humana.Pois falamos tanto de direito  e deveres, mas se conhecemos muitas vezes quais são os direitos que temos precisamos sim nos alegrarmos,  mas também de uma reflexão mais consciente para que esse mundo bonito que pintamos possa sair do papel, vou dar um  dica;reclamo da rua suja  mas contribuo com o papel da bala no chão, da falta de médico,mas não compareço a consulta.Quando me convidam para tentar construir um país melhor através do voto,conheço os candidatos  só quando vou votar, ir votar no domingo  que desperdício trabalho  semana toda domingo é pra descansar.
 

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Professor



15 de Outubro Dia do Professor 


Como definir essa data tão importante,necessária é por que não dizer tão mal compreendida e remunerada. As condições de trabalho podem variar mas o professor é professor.Vive de desafios constantes,uma batalha por dia, mas as conquistas faz experimentar a vontade de continuar.Ser. professor é algo mágico muitas vezes é, medico,psicólogo e sapateiro.Mas com todos esses atributos penso que a verdadeira alegria é ver aquele aluno que está sobre sua responsabilidade aprender e desenvolver-se como cidadão. Apesar de todas as dificuldades ,a carreira de professor é importante por que oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes,mas também oportunizem a outras pessoas o conhecimento.







domingo, 8 de outubro de 2017

AS fases do Desenvovimento Infantil

0 a 2anos  O ser humano nasce totalmente dependente do outro que se responsabiliza pela sua sobrevivência física e também pelo processo de humanização, que inclui a fala, o ato de anda e a vida em sociedade.
2 a 3 anos  Com essa idade a criança utiliza  a linguagem para expressar o que sente: fome, sede frio e sono . No campo afetivo, passa a se relacionar com outras pessoas que não aquelas que cuidam dela.
3 a 4 anos  Nessa fase, a criança testa o seu poder com birra, graça e pedidos-escolhe  qual a melhor forma de ter seus desejos atendidos .Mas pode  cumprir as regras de convivência construídas coletivamente.
4 a 5anos  Manuseia seus objetos pessoais e se não estiver apta por qualquer problema motor, solicita ajuda. Também tem condições de escolher com o que vai brincar.
5 a 6 anos Já escolhe os amigos e as brincadeiras e também pode ser responsável pelo material individua.
6 a7 anos  Crianças nessa fase já possuem linguagem mais elaborada e, por isso, se colocam com mais clareza. Já realiza as tarefas da casa com autonomia e  se compromete com o trabalho final.
 
Nós sabemos da importância dessas fases na vida  criança, e o quanto é prejudicial pular essas etapas.
O mestre Piagt nos  alerta dessa verdade ,mas  sabemos que por  muitas vezes não é fácil para nos mãe algumas atitudes , Eu fui  vitima  dessa grande verdade, quando em vez de ajudar a ter autonomia, eu ajudei a tornar-se frágil . Quando minha filha precisou por um tempo de avaliações com profissional ligado a saúde , eu ficava muito apreensiva toda vez que ia consultar, a médica dizia mãe deixa a menina a vontade, eu preciso avalia-la ,mas  logo eu estava ali em volta  cuidando para não cair  não se machucar, era um sentimento de superproteção e hoje vejo o quando eu tirei  dela a capacidade de realizar sozinhas tarefas que hoje lhe são necessária.Ela se tornou insegura, ansiosa, passou por vários apertos  que não tinham necessidades por falta de autonomia .