0 a 2anos O ser humano nasce totalmente dependente do outro que se responsabiliza pela sua sobrevivência física e também pelo processo de humanização, que inclui a fala, o ato de anda e a vida em sociedade.
2 a 3 anos Com essa idade a criança utiliza a linguagem para expressar o que sente: fome, sede frio e sono . No campo afetivo, passa a se relacionar com outras pessoas que não aquelas que cuidam dela.
3 a 4 anos Nessa fase, a criança testa o seu poder com birra, graça e pedidos-escolhe qual a melhor forma de ter seus desejos atendidos .Mas pode cumprir as regras de convivência construídas coletivamente.
4 a 5anos Manuseia seus objetos pessoais e se não estiver apta por qualquer problema motor, solicita ajuda. Também tem condições de escolher com o que vai brincar.
5 a 6 anos Já escolhe os amigos e as brincadeiras e também pode ser responsável pelo material individua.
6 a7 anos Crianças nessa fase já possuem linguagem mais elaborada e, por isso, se colocam com mais clareza. Já realiza as tarefas da casa com autonomia e se compromete com o trabalho final.
Nós sabemos da importância dessas fases na vida criança, e o quanto é prejudicial pular essas etapas.
O mestre Piagt nos alerta dessa verdade ,mas sabemos que por muitas vezes não é fácil para nos mãe algumas atitudes , Eu fui vitima dessa grande verdade, quando em vez de ajudar a ter autonomia, eu ajudei a tornar-se frágil . Quando minha filha precisou por um tempo de avaliações com profissional ligado a saúde , eu ficava muito apreensiva toda vez que ia consultar, a médica dizia mãe deixa a menina a vontade, eu preciso avalia-la ,mas logo eu estava ali em volta cuidando para não cair não se machucar, era um sentimento de superproteção e hoje vejo o quando eu tirei dela a capacidade de realizar sozinhas tarefas que hoje lhe são necessária.Ela se tornou insegura, ansiosa, passou por vários apertos que não tinham necessidades por falta de autonomia .
Nenhum comentário:
Postar um comentário