quarta-feira, 24 de abril de 2019

Como Estrelas Na Terra



        O olhar diferenciado de um professor que não se conforma  e faz uma reflexão de si mesmo e lembra que também foi alvo deste mal e se sensibiliza e faz uma comparação de sua própria vida  e  a do menino vindo então a encoraja-lo  lhe propondo  ajuda. Ele  compara  seu grau de dificuldade e a do menino e logo as liga com ás vidas dos mártires da história e das dificuldades que traziam  com eles e como conseguiram vencer e se tornaram pessoas bem sucedidas e respeitadas pelo que são, sem esquecer da dificuldade que quase lhes impediram de estar  e  chegar ali.
REESCRITA- 1-12-2017

Nós dias de hoje não é diferente, quantas crianças tem passado por nos apresentando dificuldades      e nos começamos então refletir sobre nos,e nossa família,e deparamos com situações desafiadoras e   
 é justamente o ponto central de nossa caminhada. Se estou concluindo esse semestre,é que minha escolha tem um nome. Falo da minha filha, era uma criança muito elétrica,nasceu com  três quilos de um parto difícil,mas estava ali uma criança que também mudou minha história, diagnosticada como imperativa,não conseguia ler,dificuldade  tinha dificuldade na escrita, então o que fazer?me vesti de coragem fui para magistério,consegui resgatar sua auto estima e na perseverança estou aqui concluindo mais um semestre .

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Inicio de Semestre e suas surpresas

Mas um inicio de semestre, quantas expectativas o estágio chegou,  mas   aquilo que por  vezes escrevi  sobre  desafios  seria o meu tema a seguir. Sim ele  caminha conosco diariamente e é o que nos torna autor de nossa escolha.

REESCRITA -27-08-2018


O exercício do estágio pode e deve ser considerado não só um momento de materialização do agir docente. Na concretude do cotidiano da sala de aula  o ser docente em educação infantil  faz  interação simbólica da proposta do brincar.   Mediante a esta afirmação  o período de estágio me deu uma nova visão sobre a educação infantil, o contato com as crianças  me fizeram entender que quando estimuladas elas produzem resultados positivos, mas no tempos delas .E isso me fez    repensar,  buscar meios para que a proposta de ensino alcançasse o objetivo.


domingo, 14 de abril de 2019

Trajetoria Final.

Após uma caminhada de  quatro anos de aprendizagens ,experiências  e expectativas,estamos chegando a reta final  do curso de pedagogia a distância, foram momentos  significativos tive pessoas que nos auxiliaram e que de maneira nenhuma eu poderia esquecer.Ser aluna do PEAD me faz reconhecer que para  estar no nono semestre é afirmar que   juntamente comigo teve   pessoas que fizeram  a diferença em minha caminhada.Meus  passos não seriam firmes se não tivessem estes alicerces, os  aprendizados e conquistas  não teriam acontecido se não tivesse  momentos de trocas,companheirismo,  que   me oportunizaram  chegar até aqui, sabendo que ainda não é o fim,mas mesmo sentindo cansada pois querer aprender sabemos que exige esforço,dedicação ,mas me sinto honrada de fazer desse time de pessoas que querem o melhor,muitas vezes,diante de dificuldades imensas mas tem um alvo,e só chega nele quem busca força de onde não tem,coragem e perseverança  olhando para frente e repetindo a todo momento falta só mais um pouquinho não recue.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Inclusão

Não é de hoje  que ecoa em nossos ouvidos a  palavra,  inclusão que segundo nosso dicionário quer dizer: Ato ou efeito de incluir-se.  E ao refletir sobre o tema,  e envolvida em meus pensamentos me dou conta que ela desde sempre esteve  presente em nosso meio, mas não com tanta evidência . Quando me transporto ao passado lembro-me  de ouvir essa expressão dificuldade de aprendizagem e  quantas de nós sem ir  muito longe em nossa família já ouvimos falar, não sei o que fazer esse menino(a)  não aprende a professora diz que não senta não copia não faz nada é muito disperso tudo tira  sua atenção, não sei mais o que fazer.

REESCRITA DO TITULO :INCLUSÃO data 5 de setembro de 2017

Ato ou efeito de incluir-se  estávamos tão distante dessa realidade, mas com todo empenho que foi feito pelas autoridade isso já se tornou realidade não a que queríamos ver por que infelizmente não é fácil ter conosco crianças especiais, não se atemorize a nossa realidade é muito dura,razão pela qual  nos frustra, por que temos conosco crianças com dificuldades que queríamos fazer mais ,dar a atenção o desenvolvimento para que realmente ela se sentisse incluída,mas sabemos que a sala de aula ainda terá um longo caminho para chegar a isso ,tivemos avanços mas diante das dificuldades encontrada muito pouco recurso,e isso nos leva  a  nos preparar um pouco mais ,pelo menos para ver aquele alunos com dificuldade motora,fazer a ação de pegar,um objeto poder se manifestar através dele, as conquistas caminham em lentidão mas o importante é que temos a esperança de poder fazer mais inclusão  penso eu e não desanimar diante dos nãos.

terça-feira, 9 de abril de 2019

ESCOLA

BULLYING
  1.  . Não estamos alheio a essa realidade.  Então é de suma importância estarmos atentos há  tudo que acontece  ficar atento a mudanças bruscas de comportamento ,identificar a vitima e o agressor  e não se calar diante  de tal ato procurar ajuda  e acolher de forma que essa  pessoa envolvida possa entender, o quando essa prática e agressiva  e bruta.

    REESCRITA DE 07-12-2017

    Refletindo sobre o bullying que é algo que sorrateiramente,está entre nos e se não percebermos,toma uma proporção tão destrutiva num  piscar de olhos, meditei sobre situação presenciada um dia desses ,que para mim foi algo triste  e gritante . Estava eu observando  as crianças a olhar televisão depois da hora do almoço, entra uma menina   de cabelos curtos, e olhar brilhante  almoçou, pegou colchonete deitou-se, quando não mais que de repente olha pra lado percebe que alguém lhe olha, era uma menina de cabelos longos humilde e de tênis gasto na frente, já dando sinal de total desgaste ,até ali tudo bem, mas a cabelo curto fito-a dos pés a cabeça e sem falar nada fixou o olhar no calçado,  colocando a cabelo comprido numa situação constrangedora. Achei muito triste a atitude e comecei a meditar  é por ai que se forma aquelas situações que mais tarde tu não consegue conter  e então pensei,precisa ser agora é uma tarefa árdua ensinar a respeitar o próximo, ser solidário, mas é  para isso que somos chamados, pais educadores, para  ficar atento,pois, e nesses momentos que formamos um cidadão consciente, que dará contribuição a sociedade  com aquilo que aprendeu.

Segunda Feira

Poderia  ser uma um dia normal de aula de Seminário Integrador V, mas não foi  por que esse quinto eixo veio pra lá de coisas novas e assim pede  nosso amadurecimento escrito e teórico. As etapas foram explicadas a turma atenta foi quando então surgiu a proposta de trabalho dinâmica  de grupo que se agrupassem com forme suas necessidades  em comum,esse detalhe  me chamou a atenção diante das dificuldades dos colegas e semelhanças das mesmas, bom passou-se o material  foram se agrupando.

Reescrita do titulo segunda feira do dia 19 de abril de 2017

Hoje não é segunda ,mas nem isso deixa esse  sábado diferente ,outrora estava em sala  de aula hoje em casa terminando as atividades do semestre e refletindo sobre o quinto semestre. Reescrever sobre ele nos traz grande alegria por que sabemos que em  nossa caminhada trouxemos algo de lá.Sempre que  fazíamos trabalho em grupo nunca saímos frustrados pois, as aprendizagens não foram momentâneas,por que  se estenderam pela vida toda.As proposta foi muita rica,elaboradas com intuito de nos fazer perceber que nossas duvidas assemelhava-se  e por isso era tão importante o compartilhar pois desse encontro  aprendíamos, e neste contexto saímos dali com conhecimento que mais tarde se repetiria  em nossa caminhada e isto de algum momento lembraríamos  da onde veio.