sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

A sombra da Mangueira


À sombra desta Mangueira

            À sombra desta mangueira é mais uma obra maravilhosa da qual, todo educador deveria colocar como um lembre-te quando fosse montar seu planejamento.
Por diversas vezes planejamos muitas coisas a fazer, e por  falta tempo  ou por   acontecimentos  no ambiente escolar  não paramos para olhar em nossa volta.
Como estamos acostumados a ganhar um currículo pronto no qual devemos seguir, nem atentamos muitas vezes  para as necessidades de nossos alunos e mais uma vez reproduzimos  em lugar de pesquisas e questionamentos  quadros cheios  em lugar de debate e trabalho em grupo   atividades que por vez não obtemos os resultados esperados. Então porque preparar alunos críticos? Se podemos  ter alunos comportados e copistas  fáceis de lidar. Quando Paulo Freire fala de aguçar a curiosidade é a voz da criança pedindo a oportunidade para perguntar expressar uma curiosidade  e um questionamento que muitas vezes traz para sala e leva de volta para casa,  por não ter espaço   de se expressar acaba muitas vezes se  frustrando ao ponto de desistir.Portanto esse livro fala da importância de não nós conformar com uma sala de aula,  onde a  curiosidade pode nós tirar da zona de conforto. Podemos nós defender usando situações que encontramos em  nosso País, os baixos salários os recursos escassos em fim temos muitos argumentos, mas infelizmente com isso posso também perder a oportunidade quem sabe  preparar alguém que poderá mudar essa realidade.

 

 

 

 

 

Não ao Preconceito


 

“Ser negro é maravilhoso”
 

Quando eu era pequena, sofria muito com o preconceito. Na infância, eu tinha vergonha de ser negra.Cresci totalmente sem identidade.Nunca tive heróis negros.todos os meus super-heróis eram loiros,de olhos azuis. Minhas bonecas também. Isso sem falar nos meus ídolos .Xuxa,Angélica e Eliana.Imaginava que ser branco era lindo , e ser negro ,uma coisa feia.Isso fazia com que eu ficasse sem vontade de ir á escola, onde era chamada de ‘pixaim’,”carvão”,”urubu”.Só ia á escola para comer .Depois pulava o muro e saía fora,porque não aguentava tanta pressão. Em casa,eu não tinha  apoio,só apanhava.Quando fui morar nas ruas,vivi um preconceito  ainda maior.Apanhava  só por ser negra.E nas filas de adoção,todos preferiam as crianças brancas.Mas virei a página,saí da rua .E fui buscar livros que reforçavam o quanto a minha cor é bonita.Hoje,tenho um filho negro.Sempre o ensino a amar a si mesmo,faço roupas africanas para ele e leio livros sobre a África .Percebo que eu aprendi:ser branco é lindo,mas ser negro é maravilhoso.
Depoimento: Esmeralda Ortiz é jornalista, autora.
 
Reflexão: A reflexão que faço até  aqui  sobre o tema é que Cada vez mais estamos a mercê desse fantasma chamado preconceito.È um sentimento pequeno, mas se descuidarmos torna-se grande através de nossas ações ,pensamentos e atitudes.Portanto necessário é levantar uma bandeira contra o preconceito,Ciente que para mudar essa realidade,não será uma tarefa fácil teremos todos os dias de lutar com esse sentimento que tem destruídos muitos sonhos e frustrado muitas  pessoas. Para combater será necessário promover a igualdade,enriquecer a discussão sobre a cultura afro,criando projetos que valorizem esse tema e  por fim  nos tornar guardiões de nossas próprias atitudes.
 

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Recomeço

Dezembro  mês que vêm  com muitas  festividades .Reencontros ,com a família, amigos  pessoas que nos lembram   bons momentos ,esses por vezes de paz e gratidão ,ou outros de lagrimas  e dor. Mas  chega a hora  de olhar para trás e refletirmos. Quantas coisas podíamos ter feito, e deixamos de fazer. Quantos sorrisos que não demos, a vida não parou de acontecer mas nos deixamos para trás quem sabe oportunidade única que jamais voltará, mas que lastima   perdemos. Por outro lado é tempo de ver o que se pode melhorar ainda da tempo, Portanto que as reflexões  que nos propusemos durante  esse tempo, possa nos mostrar horizontes do qual não conhecemos ,caminhos que possam nos conduzir a dias melhores.

domingo, 26 de novembro de 2017

O erro e a ilusão


O erro e a ilusão

O erro e a ilusão sem restrições não se reconhecem como tais, a educação deve mostrar que o conhecimento não é um espelho das coisas ou do mundo externo. A projeção de nossos desejo ou medos e as inquietações mentais trazidas por nossas emoções multiplicam os riscos do erro. Eliminá-lo é reprimir a afetividade sendo que o desenvolvimento da inteligência  e o mundo da afetividade ambos andam juntos.Portanto o desenvolvimento do conhecimento científico é poderoso meio de detecção dos erros e da luta contras ilusões,mas não pode  tratar sozinho dos problemas que o individuo age para desenvolver sua estrutura de pensamentos, críticos, filosóficos e éticos,deve-se a educação se dedicar e identificar a origem de  erros,ilusões e cegueira .
Segundo Edgar Amorim, começamos a nos tornar verdadeiros racionais  quando  conhecemos a racionalidade e reconhecemos nossos próprios  mitos a nossa razão toda poderosa e o progresso garantido.Isso significa que a verdadeira racionalidade não é apenas teórica ou critica,é também autocrítica.Assim o padrão pede ao mesmo tempo elucidar e cegar,revelar e ocultar.

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Na sala sem cor

Saindo da sala da consciência ,nossos amigos entram na sala sem cor, imediatamente, foram sugados por um gigantesco túnel do tempo. Agora ,viajantes, á mercê dos infortúnios, nossos amigos cruzam a fronteira do real e chegam a cidade sem cor. Lá ,as ruas são inexistentes edifícios ,invisíveis ,as cores desbotam, as flores não existe mais... a lua, e as estrelas ,nem pensar! Tudo porque as pessoas dessa cidade não tinham tempo para olhar ao seu redor; não reparavam em nada...andavam com a cabeça baixa, não enxergavam nada nem ninguém .Se ninguém olhava para nada para que tudo existir? Foi assim que pensou uma velhinha a guardiã da cidade sem cor ,que resolveu guardar para si, como lembrança, a cor e a vida que restaram.
REFLEXÃO
Este pequeno texto fala da realidade de nossos dias,  vive-se de tal modo que muitas vezes  não temos tempo para observar  o que tem de belo a nossa volta  , já reparaste tu   na beleza que tem uma flor os tons, a textura e a sua  forma . Penso que no corre- corre do dia-a-dia há  coisas que consideramos pequenas  e que deixamos  de lado, e sem  perceber acabamos esquecendo,  a   vida passa  depressa, por isso  fica o convite olhe para ao lado, procura  ver se não alguém  há espera de um pequeno gesto teu, um sorriso, um bom dia ,ou até mesmo um aperto de mão.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Consciência


Treze de maio é uma data muito significativa porque comemoramos a “Abolição da Escravatura”. Isso quer dizer que oficialmente, desde o dia 13 de maio de l888, ninguém mais pode ser escravo de ninguém. De presente ganhamos o dia 20 de novembro dia da consciência negra, para que  assim fizéssemos uma reflexão sobre esse acontecimento que veio pra mudar a situação e vida de um povo  escravo para livre. Poderia sim ser um dia  memorável pois padeceram o suficiente para que isso pudesse acontecer. Então usando eu de ousadia vou acrescentar uma sugestão. Mudar o dia  de consciência negra, para consciência humana.Pois falamos tanto de direito  e deveres, mas se conhecemos muitas vezes quais são os direitos que temos precisamos sim nos alegrarmos,  mas também de uma reflexão mais consciente para que esse mundo bonito que pintamos possa sair do papel, vou dar um  dica;reclamo da rua suja  mas contribuo com o papel da bala no chão, da falta de médico,mas não compareço a consulta.Quando me convidam para tentar construir um país melhor através do voto,conheço os candidatos  só quando vou votar, ir votar no domingo  que desperdício trabalho  semana toda domingo é pra descansar.
 

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Professor



15 de Outubro Dia do Professor 


Como definir essa data tão importante,necessária é por que não dizer tão mal compreendida e remunerada. As condições de trabalho podem variar mas o professor é professor.Vive de desafios constantes,uma batalha por dia, mas as conquistas faz experimentar a vontade de continuar.Ser. professor é algo mágico muitas vezes é, medico,psicólogo e sapateiro.Mas com todos esses atributos penso que a verdadeira alegria é ver aquele aluno que está sobre sua responsabilidade aprender e desenvolver-se como cidadão. Apesar de todas as dificuldades ,a carreira de professor é importante por que oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes,mas também oportunizem a outras pessoas o conhecimento.







domingo, 8 de outubro de 2017

AS fases do Desenvovimento Infantil

0 a 2anos  O ser humano nasce totalmente dependente do outro que se responsabiliza pela sua sobrevivência física e também pelo processo de humanização, que inclui a fala, o ato de anda e a vida em sociedade.
2 a 3 anos  Com essa idade a criança utiliza  a linguagem para expressar o que sente: fome, sede frio e sono . No campo afetivo, passa a se relacionar com outras pessoas que não aquelas que cuidam dela.
3 a 4 anos  Nessa fase, a criança testa o seu poder com birra, graça e pedidos-escolhe  qual a melhor forma de ter seus desejos atendidos .Mas pode  cumprir as regras de convivência construídas coletivamente.
4 a 5anos  Manuseia seus objetos pessoais e se não estiver apta por qualquer problema motor, solicita ajuda. Também tem condições de escolher com o que vai brincar.
5 a 6 anos Já escolhe os amigos e as brincadeiras e também pode ser responsável pelo material individua.
6 a7 anos  Crianças nessa fase já possuem linguagem mais elaborada e, por isso, se colocam com mais clareza. Já realiza as tarefas da casa com autonomia e  se compromete com o trabalho final.
 
Nós sabemos da importância dessas fases na vida  criança, e o quanto é prejudicial pular essas etapas.
O mestre Piagt nos  alerta dessa verdade ,mas  sabemos que por  muitas vezes não é fácil para nos mãe algumas atitudes , Eu fui  vitima  dessa grande verdade, quando em vez de ajudar a ter autonomia, eu ajudei a tornar-se frágil . Quando minha filha precisou por um tempo de avaliações com profissional ligado a saúde , eu ficava muito apreensiva toda vez que ia consultar, a médica dizia mãe deixa a menina a vontade, eu preciso avalia-la ,mas  logo eu estava ali em volta  cuidando para não cair  não se machucar, era um sentimento de superproteção e hoje vejo o quando eu tirei  dela a capacidade de realizar sozinhas tarefas que hoje lhe são necessária.Ela se tornou insegura, ansiosa, passou por vários apertos  que não tinham necessidades por falta de autonomia .

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O impacto das redes Sociais

A reflexão que faço até aqui é que  ao ouvir o historiador, me leva a meditar o quanto é gostoso ouvir de um professor falar palavras, das quais eu  desconhecia, mas ao dar  voz ele traduz de uma forma tão atual  e inteligente as conversas que surgem  a respeito das redes sociais. Achei muito interessante o vídeo o debate e as verdades que surgiram ao longa da conversa, as respostas traduzem o que muitas vezes queremos falar mas não sabemos como expressar, quando ele fala da fofoca das mentiras que surgem ao longo das postagens e o perigo que representa por que não é uma conversa de olho a  olho é uma coisa real , de deletar as pessoas que não escrevem o que eu gostamos  de ler, ele fala com muita propriedade dessa verdade. Então penso que conforme sua fala é um mundo que nos cerca mas com muitos perigos, se não fosse assim não teria porque criar meios   para  verificar a veracidade do que se publica, lê e escreve.

domingo, 3 de setembro de 2017

Mais um pouco

Sabemos que cada semestre que  se inicia é a oportunidade que temos de receber um pouco mais de alimento e este  nos dará subsídios para nossa  nova caminhada. É  uma oportunidade  a mais que temos de experimentar algo novo e isso nos levará a   mais um passo. Portanto  é  tomar posse de algo que ainda não foi nos apresentado mas  sabemos  que é  benéfico  e trará   substancia  regada  a pesquisa , questionamentos, trabalho em grupo ,curiosidades e tudo isso fortalecerá mais os laços nós preparando um pouco mais,e assim  para quem já deu cinco passos, possa então ir ao encontro do sexto.
Bom inicio de semestre a todas.

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Aprendizagens


A VIDA É FEITA DE APRENDIZAGENS

Sim ela nós dá este belo presente a  aprendizagem, vivemos de tal modo que ao nascemos. aprendemos que precisamos nós alimentar,logo a mãe nos coloca pra mamar.Passa algumas horas nosso corpo avisa que precisa nos trocar.Pronto lá estamos sendo trocados  e assim ficamos limpinhos e aliviados.Então tudo ao nosso de
redor é uma aprendizagem ,ao abrir nossos olhos quando contemplamos a luz entendemos é dia ao apagar é noite.
Tudo é aprendizado.Não existe ninguém que viva uma aventura mais fantástica do que aquele que se propõe a sempre continuar aprendendo ao ,longo de toda a sua existência.Fiz aniversário  e isso mexe com agente .Surge uma vontade de olhar para trás e reviver os assim chamados "melhores momentos". Dessa breve reflexão, comecei a listar o que tenho aprendido ao longo da vida, e a lista foi ficando  bem grande.
Aprendi que  avida é maravilhosa dom de Deus. e que nós podemos agradecer por esse presente fazendo um bom uso do tempo que nos é ofertado.
Que nada se compara com as grandes e verdadeiras amizades.
s escolhe.cabe a nós a decisão de aceitarmos.
Que a maioria das pessoas não gosta da verdade,é por isso que ela se abriga na minoria. Quem está em sintonia conosco entenderá; caso contrário,nada se pode fazer.Cada um tem seu ritmo .
Que uma das maiores virtudes humanas é a sensibilidade.É dela que brotam a solidariedade,a afetividade e muitas vezes outras coisas boas.
Que a família a nunca vai terminar.Ela pode se transformar,mas continuará sendo a base da formação dos valores da sociedade.
Que não devemos parar de aprender,A curiosidade saudável é maior academia pois mantém nosso cérebro em atividade por mais tempo.Triste é quem acha que já sabe o suficiente.Sempre há algo muito bom e interessante esperando para ser descoberto. 

Aprendi que conhecimento se pode transmitir ,mas experiência de vida não.Muitas vezes temos que permitir que uma pessoa caminhe com suas próprias pernas para que descubra algo que supomos já saber.
Que conhecimento se pode transmitir ,mas experiência  de vida não.
Artigo de betosulq56@ig.com.br  Dezembro 2016  

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Os desafios de uma vida


                                                  A inclusão Social

Muito se discute sobre a inclusão, o desafio de colocar esses jovens em escola  que não são específicas tornou-se uma luta muito grande. O trabalho é coletivo e para inicia-lo é importante compreender a importância da inclusão. Houve um tempo em que os considerados diferentes eram fadados a uma vida reclusa. Felizmente começaram a surgir instituições para atendimento especializado e assim colaboraram para que pessoas com deficiência conquistassem espaço na sociedade. As leis ajudaram mas na prática,o sucesso depende das pessoas que se articulam a favor de cada aluno.È um desafio que deve ser visto como uma oportunidade de lidar com preconceitos e aprender com adversidade, não é uma tarefa fácil muitos docentes não se sentem preparados,mas a troca de informações passa a ser seu grande aliado,e isso faz toda a diferença na vida do aluno.Sabemos que a escola sozinha  não dá conta é preciso  ajuda dos pais professores   sala de recursos,toda uma estrutura que apõem comportem  e atendam as necessidades  de cada um. Contudo ,para que a escola se torne verdadeiramente inclusiva, será importante investir na quebra de barreiras,  na flexibilização do currículo ,na flexibilidade e na organização de recursos como os  Atendimentos Educacionais.

terça-feira, 11 de julho de 2017

Organização do Tempo

Logo no inicio do semestre foi feito um trabalho  para que pudéssemos falar um pouco de como estávamos utilizado o tempo para executar nossas tarefas do pead.  Organizamos um grupo e começamos as discursões. No inicio falamos de como deveríamos ter auto disciplina e aceitar nossos próprios limites, saber dizer não, e equacionar o tempo racionalmente  não procrastinar. Depois de muitas conversações  decidiu-se  que: Precisamos  reconhecer nossas vidas como limitadas. Os limites chegam e nos vemos frustrados   quando não cumprimos o que desejávamos. E  "ter tempo para fazer" ou crer nisso, é um vicio que precisamos superar.

Qualidade na Educação

Qualidade na Educação
 
Para tanto,seu autor,o Doutor em letras e educador Luiz Antonio Senna, toma por princípio que "á Escola cabe formar cidadãos para a sociedade brasileira, e não alunos no sentido que se convencionou formar para expectativa da escola tradicionalmente destinada á classe média".
Depois de assistir ao debate salto para o futuro pude notar que a preocupação com a qualidade do ensino não é só com o ele é sim o caminho que tem levado certas pessoas da qual se tem investido em formações e essas pessoas tomam outros partidos ou seja outros rumos que não a educação de sala de aula.
Quando se fala em qualidade na educação penso que é um tema que jamais se esgotará debate, palestras e outros caminhos que possam levar esse tema por que? Falar de educação é algo muito serio não só pra quem estuda mas também para quem aprende,os desafios que temos não é muito fácil ,o próprio debate nós diz isto eles defendem sim um estudo de qualidade mas não deixam de falar no que se precisa para chegar a ele,falta verbas, infraestrutura lembro-me da professora que teve que pesquisar na internet por que não tinha material didático para aplicar na sua aula,e isto não é diferente em nossas dias,e por tudo isso que se qualificam ao surgir outra oportunidade desmotivadas seguem para outras funções e as vezes ótimos profissionais e em tudo isso a educação tem perdido muito .

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Gestor

Em qualquer empresa, são os resultados. Em educação, é o aprendizado de qualidade para todos os alunos. Se  a tarefa mais importante do gestor  é  tomar  as decisões certas para chegar  um resultado positivo, isso implica  em  mudanças na escola, pois   através delas  serão  proporcionadas   melhorias no aprendizado dos alunos e  assim  estará  sempre  alerta aos problemas , encontrando as melhores estratégias, portanto uma boa gestão não está ligada ás ações de uma só pessoa, mas envolve a comunidade pedagógica e todos que interagem com os alunos e  ensinam algo a eles. Pois  apesar  de o papel do diretor  ser fundamental, sozinho ele não  consegue atingir as metas que implica em uma boa Gestão.  Ao passo  se  ele exercer uma liderança  positiva que contagie o grupo e incentive o trabalho coletivo  valoriza a contribuição que todos tem para dar.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

A cidadania e a crise de valores

Diante do quadro que atravessamos  a sociedade brasileira esta vivendo momentos difíceis do ponto de vista ético e político. A descoberta de uma rede de corrupção, a frustação com políticos eleitos pelo voto popular tem levado a questionar sobre os valores pregados e praticados pelas pessoas escolhidas para dirigir o país,mais do que isso,expõe a fragilidade da sociedade e da escola que precisam ser enfrenadas e corrigidas, a corrupção desvio de verbas e negociatas são destaque no noticiário ,em outras palavras vivemos uma crise de valores.
 
Por isso que o autor  Manoel Bandeira (1886-1968) afirma
 
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
 
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade
 
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato
O bicho, meu Deus, era um homem.
 
I
 

As relações Humanas e as redes Sociais

Em um trabalho  realizado  neste semestre  com  tema, as relações humanas e a redes sociais  teve vários  efeitos com debates, discursões e questionamentos. Com   relatos   de situações de  filhos que se envolveram com pessoas que conheceram através das redes sociais  e a mudança que trouxe há    família , por que estar  conectado a uma rede social  é poder ver o mundo ao toque das  mãos é algo que desperta   a curiosidade humana, mas infelizmente muitas vezes    leva para caminhos sem volta ,ela mexe com a    cabeça do jovem a criança, o adulto e porque não dizer o idoso. Por ser um recurso que veio pra somar mas também tem divido multiplicado.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Avaliação Escolar

Refletir sobre avaliação é fazer uma revisão de nossa trajetória, é necessário situar-nos no tempo. Na verdade a avaliação não significa nada mais do que a verificação da qualidade e da a proposta  de ensino desenvolvida em qualquer escola é também  um objeto de pesquisas, discutido com frequência entre os educadores. Portanto deve estar  no bom censo do professor, na certeza de que a função é ajudar o aluno a superar as dificuldades de ensino e aprendizagem ressaltando que a avaliação deve ser contínua e que não se limite somente a julgar mas  sim analisar o progresso diário do aluno.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Educação no espaço Escolar

O autor Erasmo de Roterdã nos auxilia sobre a questão.
"Ninguém pode escolher os próprios pais ou pátria, mas cada um pode moldar sua personalidade pela educação." Por isso uma educação escolar reflete na vida das pessoas e da sociedade,pois  leva o conhecimento dos princípios que fundamentam as práticas sociais e o respeito as normas democráticas. Por tudo isso é de grande importância estabelecer o vínculo com sua comunidade local propiciando o crescimento e o resgate de uma vida mais digna.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Ser Reflexivo

Reflexão
É a ação do professor quando analisa retrospectivamente,o processo de ensino aprendizagem,chegando a uma nova compreensão do que foi realizado.(SHULMAN ,2005)
Neste semestre foi algo que esteve presente em varias ocasiões,em vários momentos que chegamos até agora,a forma que tem sido o nosso aprendizado e como se tem  usado isso no cotidiano,e percebo   que o conhecimento acontece de formas variadas,  as atividades   expositiva aliando a prática com a teoria  e como é importante  estar atento isso.Mas o que mais enriqueceu meu conhecimento neste semestre,foi aprender  a respeitar a dificuldade que alguns encontram de adquirir esse aprendizado,que em minhas mãos está, o ensinar   participando   ou furtar  esta vontade.
.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Aprender brincando brincar aprendendo


Aprender brincando brincar aprendendo.

Nesta terça feira, tudo parecia normal na turma extraclasse, mas na hora marcada chega o professor de capoeira, ela chama as  crianças  faz a saudação, e elas  respondem  ao professor. Tudo transcorreu de uma maneira normal fez alongamentos roda de capoeira  mas algo me chamou a atenção quando ele expressa.
Havia um menino  que ele não gostava da natureza,  não tomava banho não escovava  os dentes e  não colocava o lixo na lixeira e tudo que comia jogava no chão. Vocês sabem o que aconteceu, foi passando o tempo e como ele não utilizava a lixeira o lixo foi se acumulando,foi se acumulando ao ponto de formar morros de lixo em volta de sua casa. Mas o que ele não esperava aconteceu  uma chuva muito forte e como os bueiros estavam entupidos por causa do lixo a água acabou trasbordando  e invade sua casa e ele via ratos baratas e outros bichos que haviam junto.
E com essa história ele ensinou  as crianças que devemos cuidar do meio ambiente para que não venhamos a ser como o menino sujinho e assim contribuiremos com a natureza fazendo a nossa parte, ele dizia que eles deviam levar em sua mochila um sacola e quando comesse balas guardassem  no bolso na sacola e caso não houvesse uma lixeira por perto mas que não colocassem no chão,logo após fez uma brincadeira e encerou a aula, pude perceber em tudo isso uma grande lição, se plantar-nos essa semente nas nossas crianças  teremos grande chance de ver germinar e com um pouco de otimismo por que não ver o fruto  desta semente.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Aprender Juntos

Postado por Olgair Borges

Projeto de Estudos:

Leitura e Escrita

Justificativa: Nos  primeiros anos de vida escolar  um mundo de conhecimento e experiências se abre definitivamente para aquele que é curioso e tem sede de aprender. Por isso a escola se torna um espaço de convivência e troca de saberes.

Objetivo Geral: Alfabetização pois alfabetizar tem sido um desafio. É um questionamento constante.

Objetivo Específico: A criança adquirir esse saber. Ter em mente que cada aluno é uma pessoa única.

Metodologia:  Leitura e Caligrafia

Recurso:
Papel pardo
lápis
Atividade em Xerox
Jogos com a escrita
Exposição do alfabeto na sala
 

Este projeto tem por objetivo  a descoberta

O encanto  pela  escrita e tudo que promove.
A possível resposta dos porquês.
Quem nasceu primeiro ovo ou a galinha por  quê?
Por que coelho da Pascoa?



sexta-feira, 14 de abril de 2017

Uma nova proposta pedagógica

Então meninas  mas um desafio nos foi lançado, colocar nossa crianças a aprender de um jeito que elas gostem, e  que melhor compreendam nossas proposta  de aprendizagem .Bom  minha turma são crianças extraclasse, alguns iniciaram agora o ano letivo outros estão na segunda serie. então minha proposta e trabalhar com eles será alfabetização com temas  comemorativos pois tenho um menino o Leonardo que tem paralisia cerebral se quer reconhece as letras do seu nome, Eduarda com grande dificuldade na leitura está no terceiro ano, além de Murilo que está na primeira serie que nem o alfabeto reconhece, portanto começarei do zero com Leonardo e assim penso em alfabetizar os demais   porque  é algo que nos da prazer contribuir para  formar cidadãos capazes de responder por eles portanto é dada a  partida e  bom trabalho á todas.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Organização do tempo

Como ponto de partida desse semestre tivemos um trabalho sobre como se organizar para fazer as tarefas do pead e qual dificuldades enfrentadas para isso. Formamos  grupo e foi surgindo tópicos para as discursões. Ficou definido que precisaríamos de auto disciplina e aceitar os  próprios limites, saber dizer não por que as vezes assumimos muitas tarefas e acabamos não dando conta, equacionar o tempo racionalmente,não procrastinar. E assim depois de varias discursões conclui-se que precisamos reconhecer nossas vidas como limitadas. Os limites chegam e nos vemos frustradas quando não cumprimos o que desejávamos. E "ter tempo para fazer' ou crer nisso ,é um vicio que precisamos superar.

Organização do Tempo

Com este tema desenvolveu-se uma atividade em grupos para  saber como era essa  organização do  tempo para realizar as atividades do semestre?  Como era feito o uso deste, então foi surgindo tópicos par as discursões .A autodisciplina aceitando os próprios limites, saber dizer não ao assumir compromissos além de nossa conta elencar como prioridades cumprir as tarefas.. E a resposta final foi que precisamos reconhecer nossas vidas como limitadas. Os limites chegam e no vemos frustradas quando não cumprimos o que desejamos, e ter tempo para fazer ou crer nisso é um vicio que precisamos superar.

domingo, 2 de abril de 2017

Vamos la Quinto Semestre

Olha muita  coisa esta acontecendo, é carne fraca  professor sendo espancado por buscar seus direitos, aluna que perde vida por ter uma beleza diferenciada a corrupção que  envolve os políticos e que  acaba nos prejudicando  a saúde que  está um caos, em fim são coisas que  fazem perder total confiança no país que se vive. Mas  parei e percebi á arvore começa a balançar e  perde  as folhas e te avisa  chegou outono, o calor foi embora uma nova brisa soprando, ei tu já percebeu há muitas coisa triste que aconteceu tragédias inevitáveis lagrimas que não serão mais contidas, mas a  vida te convida a  dar mais um passo e ao olhar para trás percebi que me foi concedida a oportunidade de dar mais um passo  sim é o quinto passo,  o quinto semestre que chegou com novas propostas, e nos alertando do compromisso que fizemos no inicio dessa caminhada  de nos dedicarmos e nos comprometer essa foi a nossa meta então vamos lá força e graça.