segunda-feira, 28 de maio de 2018

Temas Geradores

Ao ler a obra de Paulo freire sentimos o quanto esse educador defendia suas ideias e sua vontade de transformação. Através dos temas geradores Paulo Freire nos mostra a importância do dialogo para construção do conhecimento, defende a ideia do professor unir-se ao aluno e buscar com ele o saber, e a transformação da realidade e nessa concepção, as atividades devem ser baseadas no contexto social, na vida e interesse do aluno, partindo dessa realidade serão levantados os temas problematizados e assim se amplia a visão de mundo dos sujeitos envolvidos nesse processo de aprendizagem, gerando novas descobertas e  autonomia, propiciando a ideia de que todos temos conhecimentos e que estes se influenciam e se modificam através das trocas, por isso em sala de aula e de suma importância o aluno ter voz, e não o educador impor seus métodos  acreditando ser os unicos.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Avaliação



A avaliação é um processo continuo e participativo, na qual avaliamos a  ação pedagógica e educativa, reorganizando a ação  do educando da turma e do educador. Serve também para planejar  ou modificar determinadas situações ou atividades em sala de aula.É necessário que o professor utilize a avaliação como modo para conhecer melhor o aluno,seus interesses, seus gostos, sentimentos sua cultura,e não como instrumento para julgar e classificar como boas  fracas, obedientes, desobedientes, organizadas ou desorganizadas. Rotulando e criando imagens a respeito delas. A avaliação deve servir para intervir ,tomar decisões educativas ,observando a evolução e o progresso da criança,   deve ser um processo continuo ,em diferentes momentos, espaços e atividades .Portanto deve propor desafios, novas experiências e descobertas, dando vestígios para orientar o seu trabalho ,assim  a avaliação estará promovendo o desenvolvimento das crianças.






segunda-feira, 14 de maio de 2018

Os alunos Do EJA

Com o final da 2ª Guerra Mundial e do Estado Novo, o Brasil se abriu novamente para a democracia e buscou, pela primeira vez, organizar uma campanha nacional de alfabetização de adultos, que tinha ainda um caráter assistencialista e emergencial, pois buscava a erradicação do analfabetismo em um curto prazo e não à garantia de direitos à educação (SOARES e GALVÃO, 2004).

Neste semestre nos conhecemos um pouco mais  sobre a história dos alunos do Eja .
Sabemos que são estudantes que tem uma realidade diferente, o que os torna valentes e especiais. Porque? São alunos que saem muitas vezes cedo para trabalhar, e a noite estão ali dentro da sala de aula , são jovens e adultos  que tiveram dificuldade de concluir e veem no eja essa possibilidade de terminar os estudos e  como isso uma oportunidade de vida melhor.Muitas  vezes o cansaço tira um pouco do  entusiasmo,mas  feliz pela oportunidade de aprender a escrever seu nome pela primeira vez
nos vídeos que vimos na atividade , nas entrevistas dadas era normal ver  falando da alegria de poder escrever pela primeira vez seu nome, os sonhos que tinha de poder viajar, ler o nome dos ônibus e muitas coisas que poderiam fazer depois do aprendizado.


Referencias


 GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; SOARES, Leôncio José Gomes. História da alfabetização de adultos no Brasil. In: ALBUQUERQUE, E. B.; LEAL, T.F. A alfabetização de jovens e adultos: em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Maria Montessori

Foi uma pedagoga, pesquisadora e médica italiana, a criadora do “Método Montessori” que revolucionou o ensino na educação infantil. Ela  preservava o respeito, a necessidade e o interesse do aluno, atribuía seu conhecimento de acordo  com   sua  faixa etária, defendia a ideia ,que a criança conduziria seu próprio aprendizado, caberia e aos educadores o  acompanhamento lhe  proporcionando  os recursos para obtenção do mesmo. Seu método educacional partiria do concreto ao abstrato. Aprendo através de suas  experiências e ensinamentos, propostas dinâmicas para organização do campo escolar deixando assim importantes contribuição no campo pedagógico.
Até os dias de hoje, podemos ver em nossas escolas algumas das contribuições desta educadora Como o Material Dourado, que é utilizado na construção da numeração decimal,  móveis escolares como classes, armários e banheiros proporcionais ao tamanho e à idade das crianças. A reflexão que faço até aqui que é muito valiosa  e útil  os ensinamentos proposto por ela  pois transforma o conhecimento em um recurso  na nossa caminhada acadêmica, nos faz refletir  o quanto temos ainda que aprender para ensinar, e por  isso   não poderão ser guardados sem que tenhamos que lembrar quando estiver em frente  a  desafios  não serão  benéficos apenas  só  aos outros.