Memória das Tecnologias na Escola
De acordo com minhas memórias, o que mais se destacou como sendo muito utilizado no dia a dia da Escola onde tive minha formação, foram materiais mais tradicionais: quadro de giz, lápis, cadernos, papeis e livros.
Estando em um contexto de educação tradicional e pela época em questão, acredito que eram os meios mais comuns de ensinar. O professor como detentor absoluto do conhecimento e os alunos como seres totalmente vazios e ávidos por se tornarem "completos" depois de todo conhecimento ter sido "depositado" em suas cabeças.
Atualmente, cada vez mais as crianças e adolescentes saem de ambientes em que essa tecnologia está presente desde o nascimento. Essas crianças tem muito mais facilidade para utilizar o que está à disposição em termos de tecnologia, são melhor informados e tem a possibilidade de usarem essas facilidades para tornarem-se mais críticos e terem mais conhecimentos gerais (nem sempre aproveitam essa oportunidade!!).
Os professores mais velhos, que não tiveram esse acesso desde cedo, já não tem toda essa facilidade e muitas vezes nem grande vontade de aprender, o que torna suas aulas mais cansativas e nem sempre atrativas.
Infelizmente nossas Escolas possuem ambientes e equipamentos de tecnologia antigos, quando funcionam, o que dificulta muito seu uso, a falta de tempo para o planejamento dessas aulas diferenciadas e de profissionais que possam dar suporte nessas salas de informática que por vezes até inviabilizam seu uso.
Seria necessária uma readequação de pessoal, de equipamentos e de ambientes, bem como uma menor carga de trabalho dos professores para que as novas tecnologias sejam real e efetivamente implantadas no dia a dia de sala de aula.