sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Reescrita do texto Não custa nada

Os problemas de relacionamento, em especial as condutas inadequadas dificultam o clima de convivência  na sala de aula causando danos á qualidade de aprendizagem e provocando um mal estar docente, A profissão sempre foi e sempre será um grande desafio, pois vem sofrendo transformações, social e intelectual, além disso padece por falta de investimentos e valorização.
Segundo (OLIVEIRA, 2004)
Assim sendo, percebemos que a educação passa por transformações profundas nos seus objetivos, nas funções e na sua organização, na tentativa de adequar-se as demandas a ela apresentada e assim se demonstra propício para o desenvolvimento de doenças emocionais que afetam ao docente e também a aprendizagem do aluno.
 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

REESCRITA

Aprender brincando
Partindo de ideia que é brincando que  se aprende, podemos afirmar sem medo de errar, que a criança
necessita desse recurso para poder assimilar melhor o mundo a sua volta e assim fazer relações importantes com o mundo adulto.

 Segundo Vygotsky (1987, p.35:
O brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos.
 
No entanto ,muitos adultos ainda não compreendem a importância que a brincadeira e o brinquedo têm na vida e no desenvolvimento infantil ,mas não é por acaso que psicólogos utiliza-se de brincadeiras e brinquedos para compreender mecanismos mais complexos do ser humano, em especial, na criança. É brincando que ela expressa suas emoções e seus conflitos,  sendo assim utilizam o ato de brincar para sanarem suas necessidades e que as mesmas mudam conforme a faixa etária. Portanto á medida em que crescem ,vão ampliando a capacidade de perceber o mundo através das brincadeiras de "faz de conta" onde substituem um objeto real por outro imaginário. Assim cadeiras enfileiradas podem se transformar num ônibus .Um aspecto a considerar e não fazer divisões entre brinquedos e brincadeiras de meninos e meninas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 http://portfoliodeaprendizagemolgair.blogspot.com/2016/07/aprender-brincando.html

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Como a música conversa com as outras áreas do conhecimento


Como a música conversa com as outras áreas do conhecimento
Por se tratar de uma linguagem que difere da linguagem verbal, a música permite descrever o mundo de outra forma, o que possibilita  novos ângulos de apreensão da realidade em que vivemos.
A música está presente durante toda a nossa vida, a partir de uma relação que se inicia antes do nascimento, quando o bebê  em formação ouve dentro do ventre materno musica e sons do ambiente externo.

A música torna possível mostrar que mesmo com suas especificidades, é uma linguagem comum aos seres humanos, ela  pode assumir   papéis distintos nas nossa vidas como:diversão, prazeres estéticos e socialização. Por isso entendo que ao trazer a música par o cotidiano da sala  de aula
 









































http://portfoliodeaprendizagemolgair.blogspot.com/2016/12/como-musica-conversa-com-as-outras-ares.html

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

REESCRITA OBSIDADE INFANTIL

O grande desafio da nova geração, são os alimentos saudáveis, porque as crianças preferem pizzas, hambúrgueres e doces em geral; causando assim a obesidade infantil .
Neste contexto a escola tem sido de grande importância pois tem contribuindo para mudanças  de hábitos  alimentares, oferecendo a seus alunos ,uma alimentação rica, e balanceada diariamente. Portanto, uma alimentação  controlada é necessária para que no futuro possam ter vigor e qualidade de vida .
 
Os bons hábitos alimentares é um dos grandes problemas das novas gerações. Isso por que as crianças fofinhas tendem a tornar-se adultos obesos,  por isso com a intensão   de promover  uma  alimentação saudável, a escola enquanto instituição de ensino deve incentivar uma alimentação equilibrada ,rica e controlada.E  na formação de professores, profissionais da saúde , programas educativos junto a lanchonetes ou merenda oferecida nas escola.     

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Rescrevendo blog 2015

Transformar o momento de instrução é uma experiência  significativa pois o vínculo afetivo permite envolver os sentidos e as emoções, criando uma relação de confiança, onde o aluno possa enxergar na pessoa do professor alguém com quem ele pode contar em todos os aspectos, além da sala de aula. Portanto aprimorar seus conhecimentos e ter essa percepção é fundamental pois muitos alunos trazem consigo, inúmeros problemas sociais.
 
 
Ao me aprofundar do tema pesquisei um pouco mais e aprendi que a criança se desenvolve a partir de suas experiências com o lugar,ou momento. Sabemos que é  um desafio e ao desenvolvermos é possível ir além do ensino pois é um meio de conhecer o sujeito e assim participar de suas conquistas ou  frustações  ao participarmos disso  nos possibilita   analisar as dificuldades relacionados ao seu cotidiano,situações que poderão impedir seu desenvolvimento como sujeito critico e responsável  diante a sociedade. Portanto afetividade não se manifesta apenas em gesto de carinho físico, mas também é uma preparação para o desenvolvimento cognitivo,  deve estar em todos os momentos do desenvolvimento da vida da criança.
A afetividade  é uma sensação de prazer que possibilita expressão dos sentimentos perante os outros, desenvolve-la acarreta segurança. Quando expressamos nossos sentimentos ocorre o Desenvolvimento da sensação e de realização.

A refletir sobre o tema sabemos que inúmeras são as dificuldades que muitas vezes encontramos em sala de aula, porque  a criança não consegue achar na família o apoio  que precisa assim chega na sala de aula com uma carência que terá que ser suprida pelo  educador pensando nisso a afetividade é  necessária para que a criança sinta acolhida no meio do qual  está inserida
 

Reescrita de 23-12-2015
 
 https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=6361425233908416313#allposts
 
 

terça-feira, 10 de julho de 2018

REESCRITA

O Futuro do Livro
Você já imaginou como seria uma aula do futuro? Diante de tantos avanços com tecnologia qual será o destino desse recurso que cada vez mais tem sido esquecida. Inovações tecnológicas estão por toda
lugar, como ficará a sala de aula e os matérias de apoio ao ensino daqui a um curto espaço de tempo?
Nossos alunos estão cada vez mais conectados e a partir dessa realidade a escola pode ser repensada,
daqui para frente como um conjunto de espaços e tempos significativos de aprendizagem
que começa em uma sala de aula e pode continuar em vídeo que pode ser acessado de casa e conectado em vários partes do mundo.
 
Hoje cada vez mais as crianças e adolescentes estão trocando livros por horas enfrente aos meios de comunicação, pois estamos vivendo   uma época em que o mundo digital está cada vez mais presente em nossos dias, pois é por este meio que a informação é instantânea, mas como consequência ,a linguagem utilizada sofreu mudanças, porque ao agilizar a comunicação virtual as apalavras estão sendo abreviadas.
Por isso a escola deve auxiliar a criança a descobrir que assim como o computador e a televisão , o livro é algo emocionante que da prazer ,auxilia e informa  é por está razão que  diante do avanços  tecnológicos ,o livro permanece atual e presente. É  um objeto que tem mais de 500 anos,e traz consigo  uma história e ralação  com o ser humano  e isso acontece  através da leitura.









Reescrevendo
O futuro do livro - data -10-07-2016
Marcadores:Reflexões

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Letramento e Alfabetização

Compreender a relação entre alfabetização e letramento é de suma, importância para que possamos construir práticas efetivas de ensino de leitura e escrita, diante da atividade proposta no semestre fui investigar  e percebi   os dois conceitos tem  definições diferentes, passei a descobrir que um individuo alfabetizado não necessariamente é ser letrado. Por que alfabetização é saber codificar letras e números, e  letrado e dar a resposta a  tudo isso é saber responder ás demandadas sociais da leitura. Faz sentido quando concebemos  a alfabetização como um processo no qual o aprendiz vai construindo e reconstruindo suas ideias sobre o sistema escrita. Um longo processo que não ocorre só na escola, mas também na vida e no mundo, pois a escrita está por toda parte.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Final de Semestre

estamos nos aproximando do termino de mais um semestre,percebo que a medida em que o curso se encaminha para o final as responsabilidades também aumentam e alguns sentimentos já se misturam. Tivemos oportunidade de aprender a cada minuto, coisas novas, instigantes e interessantes,  oportunidade construir o conhecimento a partir das reais necessidade de nossos alunos usando diferentes tipos de recurso, interagindo com grupos fazendo e refazendo as atividades. Portanto o semestre contribuiu de forma significativa frente as novas exigências educacionais. Sabendo que é somente mais uma etapa sem negar a grande responsabilidade que está em nossas mãos a final estamos falando em educação, na preparação para ajudar, ensinar, auxiliar e por que não dizer aprender. Por que sempre seremos eternos aprendizes.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Temas Geradores

Ao ler a obra de Paulo freire sentimos o quanto esse educador defendia suas ideias e sua vontade de transformação. Através dos temas geradores Paulo Freire nos mostra a importância do dialogo para construção do conhecimento, defende a ideia do professor unir-se ao aluno e buscar com ele o saber, e a transformação da realidade e nessa concepção, as atividades devem ser baseadas no contexto social, na vida e interesse do aluno, partindo dessa realidade serão levantados os temas problematizados e assim se amplia a visão de mundo dos sujeitos envolvidos nesse processo de aprendizagem, gerando novas descobertas e  autonomia, propiciando a ideia de que todos temos conhecimentos e que estes se influenciam e se modificam através das trocas, por isso em sala de aula e de suma importância o aluno ter voz, e não o educador impor seus métodos  acreditando ser os unicos.

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Avaliação



A avaliação é um processo continuo e participativo, na qual avaliamos a  ação pedagógica e educativa, reorganizando a ação  do educando da turma e do educador. Serve também para planejar  ou modificar determinadas situações ou atividades em sala de aula.É necessário que o professor utilize a avaliação como modo para conhecer melhor o aluno,seus interesses, seus gostos, sentimentos sua cultura,e não como instrumento para julgar e classificar como boas  fracas, obedientes, desobedientes, organizadas ou desorganizadas. Rotulando e criando imagens a respeito delas. A avaliação deve servir para intervir ,tomar decisões educativas ,observando a evolução e o progresso da criança,   deve ser um processo continuo ,em diferentes momentos, espaços e atividades .Portanto deve propor desafios, novas experiências e descobertas, dando vestígios para orientar o seu trabalho ,assim  a avaliação estará promovendo o desenvolvimento das crianças.






segunda-feira, 14 de maio de 2018

Os alunos Do EJA

Com o final da 2ª Guerra Mundial e do Estado Novo, o Brasil se abriu novamente para a democracia e buscou, pela primeira vez, organizar uma campanha nacional de alfabetização de adultos, que tinha ainda um caráter assistencialista e emergencial, pois buscava a erradicação do analfabetismo em um curto prazo e não à garantia de direitos à educação (SOARES e GALVÃO, 2004).

Neste semestre nos conhecemos um pouco mais  sobre a história dos alunos do Eja .
Sabemos que são estudantes que tem uma realidade diferente, o que os torna valentes e especiais. Porque? São alunos que saem muitas vezes cedo para trabalhar, e a noite estão ali dentro da sala de aula , são jovens e adultos  que tiveram dificuldade de concluir e veem no eja essa possibilidade de terminar os estudos e  como isso uma oportunidade de vida melhor.Muitas  vezes o cansaço tira um pouco do  entusiasmo,mas  feliz pela oportunidade de aprender a escrever seu nome pela primeira vez
nos vídeos que vimos na atividade , nas entrevistas dadas era normal ver  falando da alegria de poder escrever pela primeira vez seu nome, os sonhos que tinha de poder viajar, ler o nome dos ônibus e muitas coisas que poderiam fazer depois do aprendizado.


Referencias


 GALVÃO, Ana Maria de Oliveira; SOARES, Leôncio José Gomes. História da alfabetização de adultos no Brasil. In: ALBUQUERQUE, E. B.; LEAL, T.F. A alfabetização de jovens e adultos: em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

terça-feira, 1 de maio de 2018

Maria Montessori

Foi uma pedagoga, pesquisadora e médica italiana, a criadora do “Método Montessori” que revolucionou o ensino na educação infantil. Ela  preservava o respeito, a necessidade e o interesse do aluno, atribuía seu conhecimento de acordo  com   sua  faixa etária, defendia a ideia ,que a criança conduziria seu próprio aprendizado, caberia e aos educadores o  acompanhamento lhe  proporcionando  os recursos para obtenção do mesmo. Seu método educacional partiria do concreto ao abstrato. Aprendo através de suas  experiências e ensinamentos, propostas dinâmicas para organização do campo escolar deixando assim importantes contribuição no campo pedagógico.
Até os dias de hoje, podemos ver em nossas escolas algumas das contribuições desta educadora Como o Material Dourado, que é utilizado na construção da numeração decimal,  móveis escolares como classes, armários e banheiros proporcionais ao tamanho e à idade das crianças. A reflexão que faço até aqui que é muito valiosa  e útil  os ensinamentos proposto por ela  pois transforma o conhecimento em um recurso  na nossa caminhada acadêmica, nos faz refletir  o quanto temos ainda que aprender para ensinar, e por  isso   não poderão ser guardados sem que tenhamos que lembrar quando estiver em frente  a  desafios  não serão  benéficos apenas  só  aos outros.





 

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Tudo á todos

Comenius, Jan Amos Komesky, foi um bispo protestante da igreja Morávia, pai da didática moderna o filósofo tcheco combateu o sistema medieval,defendeu o ensino de "tudo para todos" e foi o primeiro teórico a respeitar a inteligência e os  sentimentos da criança,segundo ele para uma adaptação bem feita, bebês  e crianças pequenas se sentem á vontade quando a creche acolhe as famílias e os objetos pessoais de todos. Levando os ensinamentos de Comenius para os nossos dias   inegavelmente  os vejo  em meus dias, em virtude de  minha escola as quartas-feiras ter o dia do brinquedo, esse momento  foi liberado para que os alunos  através dessa atitude   pudesse, demostrar  solidariedade, sociabilidade e cooperação. E ao participar desses momentos de interação com outras crianças possibilita a percepção do outro  estabelecendo relações sociais. Neste contexto é possível vivenciar e refletir sobre a diversidade, o respeito pelo outro e pelas diferenças, as regras do convívio social, percebendo o limite entre o eu e o outro e assim a construção de vínculos afetivos.

Referencias:
Fontes:

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Memórias e tecnologias na escola

Memória das Tecnologias na Escola


De acordo com minhas memórias, o que mais se destacou como sendo muito utilizado no dia a dia da Escola onde tive minha formação, foram materiais mais tradicionais: quadro de giz, lápis, cadernos, papeis e livros.

Estando em um contexto de educação tradicional e pela época em questão, acredito que eram os meios mais comuns de ensinar. O professor como detentor absoluto do conhecimento e os alunos como seres totalmente vazios e ávidos por se tornarem "completos" depois de todo conhecimento ter sido "depositado" em suas cabeças.

Atualmente, cada vez mais as crianças e adolescentes saem de ambientes em que essa tecnologia está presente desde o nascimento. Essas crianças tem muito mais facilidade para utilizar o que está à disposição em termos de tecnologia, são melhor informados e tem a possibilidade de usarem essas facilidades para tornarem-se mais críticos e terem mais conhecimentos gerais (nem sempre aproveitam essa oportunidade!!).

Os professores mais velhos, que não tiveram esse acesso desde cedo, já não tem toda essa facilidade e muitas vezes nem grande vontade de aprender, o que torna suas aulas mais cansativas e nem sempre atrativas.

Infelizmente nossas Escolas possuem ambientes e equipamentos de tecnologia antigos, quando funcionam, o que dificulta muito seu uso, a falta de tempo para o planejamento dessas aulas diferenciadas e de profissionais que possam dar suporte nessas salas de informática que por vezes até inviabilizam seu uso.

Seria necessária uma readequação de pessoal, de equipamentos e de ambientes, bem como uma menor carga de trabalho dos professores para que as novas tecnologias sejam real e efetivamente implantadas no dia a dia de sala de aula.

 

terça-feira, 3 de abril de 2018

Paciência é uma virtude

Democracia exige paciência e confiança no processo.A conquista de um espírito de coletividade e valores éticos é uma luta longa e difícil.É em certo sentido ,lutar contra a maré.Como é difícil fazer esse exercício,como é difícil se colocar no lugar do outro, parece que se vive num  mundo que a decisão final tem que ser sempre a minha.Penso que para entender a transformação das pessoas é um processo longo,cheio de idas e vindas,mesmo que as dificuldades não são apenas de todos nós.
Por isso é essencial a paciência.Serenidade com as nossas tentativas de superação do individualismo,do egoísmo,da intolerância.Calma  nos   encontros coletivos porque somente neles reside a esperança de nos transformar em seres melhores.E ele  nos educa,pois nos ensina a respeitar a opinião do outro,a trocar,a contribuir e a receber contribuição a  ser humilde diante das respostas recusada.

segunda-feira, 26 de março de 2018

Tecnologia



A  realidade virtual  vem confundindo  progressivamente seus limites com o mundo real. A presença marcante da tecnologia na vida da criança, adolescentes  e adultos tem crescido de uma forma muito rápida ,uma das primeiras providencias é postar suas fotos nas redes sociais e por tudo isso vemos as habilidades digitais se sobrepondo a aquisição  de competências que só adquirimos nas interações reais.Por tudo isso mesmo reconhecendo que o mundo digital já faz parte até mesmo dos conteúdos
 escolares devemos pensar nos cuidados necessários.
Devemos tomar cuidado para não se tornar um dependente. Sabemos que o habito do celular é tão frequente que nem na hora de dormir o usuário consegue ficar longe do celular.Tão verdade é isso que ao escrever sobre tecnologia lembrei-me de um menino que tinha dificuldade nas atividades de sala de aula, por que ele ficava  jogando  no horário que precisava dormir , ficava com sono durante o horário de aula, e não conseguia dar conta das atividades. portanto se  você e manda uma mensagem para alguém que está na sala ao lado,leva   seu celular para todos os lugares, incluído o banheiro e o quarto ,pode estar na hora de você parar para uma pequena avaliação.

segunda-feira, 19 de março de 2018

Uma Nova Proposta de Trabalho

Ao chegarmos na  sala de aula, mas um desafio nos foi proposto ,preparar uma aula de 20 minutos aos seres de outro planeta. Mãos a obra  reunirmos o grupo começamos a pensar na forma que faríamos isso,  e então percebi da importância desse trabalho, Pensei então o que poderia acontecer se pudéssemos interagir mais compartilhar saberes  seria uma forma de unir teoria e prática  , e é tudo que estamos precisando nos nossos dias .  Porque vejo como é bom ouvir quando  expõem  as atividades ao grande grupo, vemos tantas ideias diferentes e isso é bom , e fico apensar não expor nossas ideias ,é ter medo de errar, e se não errar como vamos saber se estamos no caminho certo.

segunda-feira, 12 de março de 2018



" Ninguém  nasce pronto a educação é o primeiro passo para um futuro melhor,o esforço a coragem e determinação é apenas o primeiro degrau de uma longa escada que o levará ao sucesso."
  


     Sinto Falta de você

   Mas um inicio de semestre que se inicia,sabemos que avançamos  apesar dos desafios e dificuldades ,dever  cumprido .Mas ao refletir nesse passo dado lembrei-me muitas coisas já acontecera até aqui,e notei que em meus passos não estavam ao meu lado,pessoas que iniciaram esta caminhada comigo,e com tristeza olhei para trás,não estavam mais, desistiram,e me pergunto,será que em algum momento deveria ser mais solidária quem sabe menos egoísta se isso aconteceu eu não sei,mas lamento a falta e a presença dessas colegas, que no inicio estavam com tanto entusiasmo,sem saber a razão infelizmente não estão mais conosco.